Refeições simples e saborosas que pode preparar na sua suite

1.Tábua de queijos, charcutaria e vegetais crocantes e frescos

Uma das soluções mais simples, que não deixa de ser das mais saborosas. As combinações de ingredientes são múltiplas e para um upgrade à séria, acompanhe com um bom vinho da sua preferência. Para a da foto usei presunto, salame, queijos, azeitonas e no grupo dos frescos, cenoura, courgette, tomate, abacate, pepino e azeitonas. Servi ainda uma tacinha de azeite e sal, que posso usar para temperar os vegetais ou molhar o pão à boa maneira do Alentejo. Não é preciso descrever esta receita, basta cortar os legumes todos e tentar dispor no prato de uma forma bonita.

2. Salada de grão-de-bico, atum e ervas aromáticas

Um dos clássicos da gastronomia caseira portuguesa, basta um frasco ou lata de grão-de-bico cozido, uma ou duas latas de atum, e ervas frescas a gosto, alho e/ou cebola são opcionais, mas não se dispensa um bom fio de azeite.

3. Taça de couscous com Feta, Pêssego e Sementes

Tem apenas quatro ingredientes e é uma combinação de sabores surpreendente. Para cozinhar couscous é preciso apenas uma chávena de àgua a ferver, para 1 chávena de couscous.  Deite uma chávena de couscous numa taça que permita que os couscous dobrem de volume. Deite uma pitada de sal no couscous. Ferva a água e verta sobre os couscous. Tape a taça de couscous com um prato ou pano e deixa descansar dez minutos, no final dos dez minutos, separe os couscous com um garfo.

Corte os pêssegos (ou outra fruta) em quartos, os queijo feta em cubos, adicione as sementes e misture tudo. Pode ainda juntar algumas ervas aromáticas e um fio de azeite.

4. Budha bowl

Estão muito na moda e com razão, são equilibradas do ponto de vista nutricional, saborosas e muito fáceis de comer. No fundo uma Budha bowl combina 3 grupos de ingredientes uma base de hidratos de carbono (grão de bico, edamame ou outra leguminosa, couscousarroz ou quinoa) uma base de vegetais crus (abacate, pepino ou espinafres por exemplo) e uma de proteínas (nozes, queijo ou atum), é opcional mas calha sempre bem um topping crocante (batatas fritas esmigalhadas, sementes tostadas ou cebola frita).

5. Pocke Bowl de Salmão

Podia estar na categoria das Budha bowls, mas queria ter aqui a oportunidade de explicar como faço o meu Pocke caseiro. Precisa apenas de 1 ou 2 lombos de salmão congelados, molho de soja, azeite, limão ou vinagre, cebola e sementes de sésamo.  Ponha o salmão a descongelar, quando estiver meio descongelado corte em cubos. Numa taça coloque a cebola picada grosseiramente, o salmão, um fio de azeite, um fio de vinagre ou de sumo de limão, as sementes de sésamo e depois cubra com molho de soja de deixe marinar uns 30 minutos. Para a base pode usar, uma salada, couscous, ou arroz.

6. Noodles instantâneos

É verdade, não são grande alternativa, mas quem nunca…