O nosso guia para época alta

Apesar do Alentejo ser normalmente um paraíso solitário, existem determinadas alturas com picos de afluência que tornam as coisas um pouco mais complicadas, este guia procura enumerar algumas soluções práticas para aproveitar ao máximo os seus dias de descanso evitando alguns transtornos.

SUPERMERCADO

Porto Côvo tem dois pequenos minimercados, que possivelmente vão ter filas de espera em alturas de grande afluência, tente por isso fazer logo uma lista do que vai precisar durante a sua estadia e evitar idas múltiplas. É sempre uma boa ideia ter um vinho e alguns snacks, ou ingredientes para uma salada ou lanche na praia. O supermercado Tropicação tem uma excelente escolha de vinhos, mas por vezes, pode até ser mais simples comprar o que precisa antes de sair de casa para as suas férias. ( a nossa escolha, vinho biológico Quinta do Cardo, no supermercado Tropicação)

ENTREGA AQUI NA CABEÇA DA CABRA

+(351) 924 234 924

Joachim Dhollander, um jovem belga com o coração no local da Ribeira da Azenha,  próximo da Praia dos Aivados, começou a fazer jantares na sua horta, cozinhados com os produtos que ele próprio e outros agricultores locais cultivaram, este ano devido ao Coronavírus o Joachim não estará a servir os jantares na sua casa, mas proporciona um serviço de entrega por marcação com 24h de antecedência. A opção do polvo não está sempre diponível.

14f43f19-7409-4ad7-ab6e-19084259b2bb

 

RESTAURANTES

A oferta existente é muito boa, mas não há mãos a medir quando há picos de afluência, para evitar perder tempo, reserve a sua mesa, encomende para “take away” ou escolha restaurantes com esplanadas grandes (que podem sentar praticamente o mesmo número de pessoas, do que antes do Corona Vírus). Para dar uma ajuda extra na escolha, ficam aqui as cartas de alguns restaurantes:

ZÉ INÁCIO – fecha às quartas

+(351) 269 905 977

Um clássico de Porto Covo, tente telefonar antes das horas de pico do serviço, se encomendar o take away, a comida deverá ficar pronta em cerca de 20 ou 30 minutos. As doses dão praticamente para duas pessoas. Face ao profissionalismo desta equipa e porque as margens de lucro são tão reduzidas na comida em si, se escolher o take away, sugiro que compre também aqui as bebidas ou que os gratifique na altura do pagamento. (A nossa escolha, salada de polvo)

PIZZARIA BELA VITA

+(351) 269 905 115

É verdade que ninguém vem de férias para o Alentejo a sonhar em comer uma pizza, mas é um solução rápida, prática e a qualidade é boa. No link infra encontra a carta das pizzas e de bebidas:

http://www.labellavita.eu/PG%20Ementa.html

O TORREÂO

+(351) 269905163

Este restaurante sempre teve uma grande esplanada, estão por isso familiarizados com o serviço actual e não terá de esperar muito por mesa. A nossa escolha vai para os carapauzinhos com arroz de tomate num dia de pressa e a cataplana de marisco se estiver dispostos a esperar 45 minutos, a Cataplana dá para 3 ou 4 pessoas.

Arte e Sal

+(351) 269 869 125    – fecha às segundas  – instagram @arte_e_sal

Este restaurante funcionou com Take Away durante todo o período de quarentena, tendo agora alargado uma esplanada em frente à praia de Morgavel (São Torpes).

PRAIAS

Em dias de grande afluência, a Praia da Ilha do Pessegueiro parece estar um pouco esquecida dos roteiros turísticos, tem ainda Praia do Malhão que pela sua extensão  dificilmente fica com a lotação esgotada. A Praia da Vieirinha é também extremamente popular, mas menos frequentada que a praia de São Torpes e as pequenas praias de Porto Covo.

PASSEIOS NO CAMPO e TRILHO DOS PESCADORES

São uma óptima alternativa para quando as praias estão muito cheias. Não se esqueça de trazer um chapéu e evitar as horas de calor.